Start-ups portuguesas podem candidatar-se a programa intensivo da UE de pré-aceleração
O Programa EIT Digital Venture, cofinanciado pela União Europeia, abriu inscrições para apoio a start-ups e empreendedores. Residentes em 22 países europeus podem candidatar-se, entre eles Portugal.
Filipa
Marques
13 Mar 2023

O EIT Digital Venture Program anunciou a abertura de inscrições para a edição 2023 do seu programa de apoio a start-ups e empreendedores, que este ano aceita residentes em 22 países europeus, entre eles Portugal.

Com mais de 200 empresários apoiados e 124 start-ups lançadas, das quais várias obtiveram rapidamente investimentos e clientes de alto perfil, o EIT Digital Venture Program, lançado há seis anos, foi concebido para ajudar equipas empreendedoras dos Bálticos, Leste e Sul da Europa desde a sua fase inicial e no seu caminho até ao mercado.

Na edição 2023, o programa também está aberto a equipas em Espanha, Itália e Hungria. Com a adição destes três grandes mercados, o EIT Digital Venture Program passa a aceitar inscrições de residentes em 22 países europeus – incluindo Portugal.

As inscrições para o programa estão abertas até 16 de abril.

As equipas selecionadas terão acesso a um programa intensivo de pré-aceleração de oito semanas e formação comprovada, especificamente sobre como desenvolver o seu Produto Viável Mínimo (MVP), estabelecer a sua start-up e obter fundos junto de investidores.

Nos últimos “Pitch Days”, as equipas terão a oportunidade de validar a sua solução de negócio apresentando-a a investidores iniciais, potenciais e clientes especialistas da comunidade de TI.

Apoios previstos

Todas as equipas esperam inicialmente 5.000 euros de apoio, com 10.000 euros adicionais para aqueles que concluem o programa e incorporam o seu arranque. Finalmente, as primeiras dez equipas que obtiveram pelo menos 50.000 euros em fundos de investidores privados até ao final de novembro terão direito a um prémio de 10.000 euros, para um total de 25.000 euros de apoio pela EIT Digital.

“Na sua 6.ª edição, o  EIT Digital Venture Program  é uma oportunidade comprovada para equipas empreendedoras na sua fase inicial empreender o seu negócio de TI e juntarem-se ao maior ecossistema de inovação digital da Europa. Estou entusiasmado por ver onde esta próxima geração de empreendedores nos levará, com o apoio e recursos que iremos receber,” diz Mirko Tadic, diretor do EIT Digital Venture Program.

Em Espanha, Itália e Hungria, o Venture Program decorrerá com o suporte da Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), Dock3 (Itália) e Lunar (Hungria), juntando-se a um grupo pré-existente de sete parceiros regionais: BGI  em  Portugal , Foundation na Grécia, Techcelerator na Roménia, KTP na Polónia, JIC na República Checa e Eslováquia, SEB na Eslovénia e LIC na Lituânia.

A EIT Digital é uma Comunidade de Conhecimento e Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), sendo cofinanciada pela União Europeia.

Filipa Marques

Marketing Manager | GEN Portugal